Como reformar móveis antigos para dar uma repaginada no lar

É possível dar uma cara nova aos ambientes gastando pouco

Da Redação


Para quem quer dar uma repaginada na casa sem grandes gastos, é possível reformar os móveis já existentes. Pode também se tornar um projeto divertido e terapêutico. Além do novo design do lar, ganha-se um hobby e a sensação de ter dado um up nos ambientes sem gastar muito.

O ideal é avaliar em quais móveis vale a pena investir em uma reforma. Há móveis de madeira que passam de geração em geração, mas podem estar gastos e sem vida. Eles podem adquirir um novo ar, mantendo o charme do design de décadas atrás com um rigor atual.

Para reformar móveis de madeira, é necessário fazer uma lista de materiais como lixas, massa para madeira, cola para madeira, tintas para madeira, rolinhos e pincéis, além de verniz e material para proteger o chão. Também é possível adaptar o móvel e fazer cortes em madeira usando uma serra tico tico.

Não adianta sair logo pintando o móvel. É preciso ter planejamento e dar um passo de cada vez. Antes de tudo, remova todos os puxadores, as dobradiças e demais acessórios. Essas peças também podem ser trocadas, caso não estejam funcionando bem ou com ferrugem. É fácil encontrar acessórios para móveis em lojas de ferragens a preços bastante acessíveis.

O móvel deve então ser limpo e depois as partes que estejam com algum dano podem ser reparadas com massa para madeira. Começa-se a lixar o móvel para a retirada de verniz, tintas e outros resíduos. Nada de sair pintando em cima de todas essas camadas. Primeiramente, é necessário preparar o móvel antes dessa etapa.

Após lixar bem e de maneira uniforme, é preciso então limpar para remover o pó. Com o móvel devidamente lixado e limpo, agora é a hora da pintura. É a criatividade que manda nessa hora, e a combinação de cores pode variar de acordo com o efeito pretendido. É possível encontrar diversas referências de móveis repaginados para ter uma ideia do resultado final.

As cores para um quarto de bebê, por exemplo, serão diferentes das escolhidas para uma sala de jantar. Caso o móvel seja usado em ambientes diversos no futuro, o ideal é apostar em uma pintura mais neutra e versátil. Na pintura, é importante fazer movimentos em uma só direção. É preciso também esperar secar antes de pintar com outra camada.

Para finalizar, é possível comprar puxadores divertidos e modernos. Também dá para reformar e pintar os puxadores existentes. O importante é que o móvel fique com a sua cara. E, se tiver um móvel sobrando em casa, também pode-se reformá-lo para dar de presente para um amigo ou parente que esteja precisando.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!